9 de ago. de 2011

Dicas simples de degustação I


Qualquer indivíduo pode, e deve, aprender a degustar um vinho. Basta que tenha todos os seus sentidos funcionando e prestar atenção aos estímulos que o vinho provoca.
Degustar vinho consiste em apreciar e decodificar a maior quantidade possível de sensações que esta bebida é capaz de nos causar. É importante levar em conta que o vinho deve ser degustado, desfrutado, compartilhado.
Desvendar os mistérios do vinho como um jogo se torna divertido, a degustação nos permitirá refletir sobre os vinhos, conhecê-los melhor, e mais do que tudo, conhecer a nós mesmos. Porque todas as fases da degustação nos revelam verdades sobre o vinho e junto desenvolver nossos sentidos e assim nos conhecermos melhor.
Sentir os aromas, perceber se são bons, o que te lembram, normalmente coisas que você tem mais contato como por exemplo: café, chocolate, algumas frutas (você sempre vai reconhecer os aromas que lhe são mais próximos – quem nunca cheirou cavalo molhado, jamais vai sentir esse cheiro no vinho), cada um tem sua sensibilidade e suas lembranças. A dica é: memorize os aromas para depois reconhecê-los nos vinhos!

Um comentário:

Vera Zagui (seudónimo) disse...

FELICITACIONES. Me encanta tu blog. Virna

Postar um comentário