19 de ago. de 2011

Vinhos: entendendo um pouquinho de variedades


Há muitas maneiras de entrar nesse mundo que aqui chamam de “caminho sem volta” por ser muito amplio e apaixonante. Às vezes descobrimos com uma viajem (como a Tia Neuzinha que foi ao Chile), outros por que conheceu alguém que gostava (aconteceu comigo), outros principalmente descendentes de italianos cresceram vendo os avós, pais, tios tomando vinho e outros simplesmente por curiosidade.
O interessante dessa bebida é que se “aprende a gostar” à medida que se vai provando e entendendo, pode ser porque seu teor alcoólico é baixo. Mas adianto que quanto mais provo e aprendo sei que menos sei!
Bom, você já deve ter visto escrito nas etiquetas: cabernet sauvignon, syrah, merlot, pinot noir, malbec, etc... esses são os nomes das variedades de uva, assim como tem laranja lima, laranja pera, laranja baiana, etc. cada uma com sua própria características umas mais doces, outras mais ácidas; o mesmo acontece com as uvas, e todos esses nomes pomposos e difíceis são simplesmente porque a origem das variedades na maioria das vezes é francesa, mas tem as italianas, espanholas, alemãs.
Um exemplo: se você quer tomar um suco de laranja leve pouco ácido e docinho provavelmente vai fazer um suco de laranja lima, mas se você quer um suco forte mais ácido vai fazer de laranja pera, o que muda é que o vinho é mais complexo e com mais variedades. Quer um vinho ligeiro, suave provavelmente um pinot noir é o que você procura, quer algo mais encorpado com sabores mais fortes um cabernet sauvignon seria sua opção.
Prove, deguste, escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário