25 de ago. de 2011

Porque cheirar e girar o vinho?


Ver os enólogos ou experts provando uma série de vinhos é curioso: seguram a taça pela base, inclinam e olham fixamente; depois giram e cheiram, tomam um pequeno gole e aspiram - fazendo um barulho que lembra os avós tomando sopa - movem a taça novamente, cheiram e outro gole – essa vez parecem que estão fazendo um bochecho - cospem. E fazem tudo isso em total silencio e concentração. Apesar de parecer estranho tem motivo todo esse “ritual”. É na realidade uma metodologia, o expert utiliza os sentidos ao ver, cheirar, provar e resumir a experiência além de seu cérebro e mais eles treinaram seus sentidos.
Quando olham, inclinam a taça para observa a cor, o brilho e a limpidez que seria os primeiros indícios da sanidade do vinho. A primeira aspirada é do vinho ainda em redução, pense que ele (o vinho) está preso na garrafa há algum tempo, as vezes muitos anos; ele precisa de ar! Move-se a taça para que ao entrar em contato com o oxigênio, os aromas que estão presos no líquido soltem-se, facilitando sua percepção. Ao girar o vinho, você está ampliando a superfície e propiciando maior evaporação do álcool e dos aromas voláteis. A evaporação expande os aromas no ar onde seu nariz pode capta-los. Como os aromas representam 75% do caráter e da qualidade de um vinho aprimorar seu olfato é essencial.
São dois os objetivos ao girar e movimentar o vinho na sua boca. Primeiro, leva o vinho ao contato com as papilas gustativas que estão dispersas na língua, no palato e na garganta. Segundo, movimentar o vinho em sua boca é semelhante a girar o vinho na taça, a evaporação leva os aromas à passagem nasal que conecta seu nariz com a boca. Os sentidos colhidos através da boca são sabores e os que entram na passagem retronasal são aromas. Eles cospem o vinho, porque provavelmente provarão vários e se engolirem vão ficar embriagados perdendo assim a sensibilidade e objetividade. O silencio é essencial, pois os comentários alheios influenciam as percepções, se alguém diz que sente café inconscientemente você vai sentir também. Experimente!

Um comentário:

jo_buenos aires disse...

objetivo, e interessante, aproveitei o conteudo ao maximo.

Postar um comentário